Curiosidades

Características Gerais

Os anfíbios (Amphibia) são animais que possuem duas fases distintas de vida, vivendo na água, de forma similar aos peixes, e depois de sofrerem uma verdadeira metamorfose na anatomia e fisiologia de seu corpo, passam a viver fora da água. São assim classificados:

Filo: Chordata (possue notocorda); 
Sub filo: Vertebrata (vertebras); 
Grupo: Gnatostomata (mandíbula); 
Super classe: Tetrapoda (quatro patas); 
Classe: Amphibia 
Super ordem: Salientia (vagaroso);
Ordem: Anura (sem cauda); 
Família: várias (dezoito no Brasil)

As rãs possuem importância econômica por possuírem carne muito apreciada pelo homem, além de serem historicamente empregadas nas pesquisas biológicas, farmacêuticas e medicinais como cobaias. No Brasil, existem várias espécies de rãs de grande porte, que pertencem a família Leptodactylidae rã-manteiga, rã-pimenta, gia, etc.).

Para conhecer um pouco mais sobre a Rana catesbeiana:

Família: Ranidae; 
Gênero: Rana;
Espécie: catesbeiana; 
Nome comum: rã-touro.

As espécies da família Ranidae (inclusive a rã-touro), se diferenciam das espécies da família Leptodactylidae (dedos terminados em ponta) por possuírem membranas natatórias entre os dedos, (tipo pé-de-pato). A Rana catesbeiana é originária da América do Norte, mas foi introduzida no Brasil por empreendedores que viram nesta espécie grandes potencialidades comerciais pelas qualidades nutricionais e sabor delicado de sua carne.

Além de exótica, nutritiva e saborosa, a carne de rã possui inigualáveis propriedades medicinais que a transformaram em um verdadeiro arsenal terapêutico que precisa ser difundido entre os consumidores.
1) A carne de rã possui todos os aminoácidos essenciais para o ser humano. O homem não sintetiza 10 aminoácidos e precisa consumi-los para viver. A carne de rã possui esses aminoácidos e é ideal para atletas que precisam ganhar e manter a musculação. Por ser uma proteína de alto valor biológico, é excelente para a recuperação de doentes diminuindo o período de convalescença, pois aumenta a resistência corporal.
2) Não possui gordura intercelular. Toda a gordura da rã praticamente se localiza no abdomen, diferente dos mamíferos onde a localização da gordura é também entre as células. Assim, a carne de rã possui baixíssimos níveis de colesterol e, comparado com a carne de boi possui 20 vezes menos gordura.
3) Possui alta digestibilidade (mais de 97%). Come-se menos e alimenta-se mais.
4) Não causa alergias. Indicada para pessoas com problemas alérgicos alimentares.
5) Uma grande vantagem da carne de rã é o seu valor nutricional. Cada 100 gramas da carne possuem 69 calorias e 0,45% de gordura. Por isso, é cada vez mais procurada por adeptos da vida saudável. – Muitos médicos estão indicando a carne de rã para o combate à intolerância alimentar.